terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Surrogates

Hey, pipou.
Voltando aos posts cinéfilos, segunda eu vi Substitutos (Surrogates).

A história se passa num "futuro não muito distante", onde máquina começaram a ser criadas, com a função de executar nossas tarefas. Assumir nosso lugar, pra ser mais exata. Essas máquinas, os tais Surrogates, são controlados pelos próprios humanos, que ficam deitados numa espécie de cama/cadeira-computador-controladorderobots-tr00, no conforto de suas casas, enquanto vão na rua ao mesmo tempo [?]
Prós: Os índices de violência e doenças contagiosas teve um decréscimo de incríveis 99%
Contras: As relações pessoais acabaram, dando lugar as relações forjadas pelas máquinas. Além disso as pessoas vivem uma realidade distorcida, já que seu Surrogate é
moldado a partir de sua vontade, e não do que você realmente é.

"E agora, de volta aos Na'vi de Pand... OPS, filme errado..."


A trama toda se desenvolve a partir de um assassinato equivocado. A partir daí começam a perseguições e explosões. Como todo filme futurista que se preze, nesse també
m existe o núcleo rebelde. Os "rastafaris" [KKKKK OLOKO] liderados pelo Profeta (Ving Rhames) são contra os Surrogates e a favor da valorização da vida humana e do contato físico. Numa sociedade composta por mais de 90% de Surrogates, eles vivem em comunidades próprias com barreiras "anti-máquinas" nos portões.
Os hum
anos por trás dos Surrogates tem a capacidade de se "desligar" deles, no momento em que quiserem. Nessas horas, o Surrogate fica estático, imóvel, esperando para voltar a ser controlado. É como se fosse um Pinocchio em tamanho real.
Na teoria, nada seria capaz de matar um Surrogate, mas existe uma arma que não só os mata, como também explode o cérebro do operador, do humano por trás do bonecote.

"Onde está Gepetto? E a Fada Azul? Griloooooow ;-;"

Spoilers a parte, é um filme até interessante. De cara pensei que seria um "I, Robot" look-a-like, mas é um pouco mais legal (Falando pelo senso-comum, já que nunca vi Eu, Robô completo). Afinal, tem o Bruce Willis né? Que filme de ação com o Bruce Willis é ruim? O cara é foda *-*
Uma das coisas que eu gostei no filme foi o fato do "futuro próximo" ser viável. Nada de carros voadores, casas flutuantes e coisas dos Jetsons. Aquele futuro poderia ser real. Os personagens são cativantes, por vezes robóticos demais, mas acho que foi proposital, pra frizar a diferen
ça das relações pessoais. O filme tenta passar uma lição moral e esse foi um dos grandes pecados. Pareceu que a única coisa importante era o desfecho ético, e não a captura do vilão. Algumas outras falhas, como a idiotice do sistema de segurança do prédio onde Tom e Peters entram. Num mundo onde todos podem ter o rosto que desejarem, o sistema de reconhecimento era facial. WTF?! Além disso, eles do nada resolvem visitar outro lugar e vão... tipo, do nada eles mudam de rota e descem o elevador. Cade os seguranças pra impedirem eles de entrar em lugar de "Employees Only"?
Maquiagem muito bem feita, efeitos especiais bons. A única coisa que eu REALMENTE odiei foi o Surrogate do Tom Greer. WTF, Sr. Willis? Super homoafetivo, ahn?

"Você roubou meu rímel Ò_ó"


A medida que o filme i
a passando, eu comecei a me perguntar: "De que lado eu ficaria se os Surrogates realmente existissem?" Uma sociedade sem contato físico, onde tudo e todos são perfeitos e feitos de metal seria assustador. Nós ja vivemos completamente presos na frente de nossos computadores, trocando nossas vidas reais pela vida online, pra vivermos presos a camas-controle seria apenas um passo. Mas eu acho que não conseguiria viver assim, sem saber quem são as reais pessoas por trás dos Surrogates. Eu definitivamente seria uma rebelde.

Not
a: 8,5

Por quê? Por ter um
a trama previsível, com alguns furos e por muitas vezes embolada e sem fundamento. Por se esquecer do plano de fundo mocinhoxbandido pra se prender a questões éticas apenas. E o mais importante: Por ter dado franja loira pro Bruce Willis.

"Querid
a, eu não sei O QUE você é. Quer dizer, até onde eu sei, você pode ser um cara grande e gordo, sentado em sua cadeira de controle com o pau pra fora" - Tom Greer



-Woonka

Nenhum comentário:

Postar um comentário