segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

(When You Wake) You're Still in a Dream

Sonho -

"O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a Ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência."

(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonho)

É impressionante o fascínio que algo tão abstrato como um sonho pode exercer sobre as pessoas, podendo até mesmo, levá-las a loucura. E, não é difícil imaginar o porquê. Em um sonho, você pode ver desde seus maiores desejos até seus maiores temores se realizando sem que se possa fazer nada a respeito. Pessoas que você nunca viu passam a ter um importância fundamental, e aquelas que você conhece, passam a se comportar de uma forma que nunca tinham feito antes. Lugares mudam de forma, objetos mudam de forma, até você mesmo pode se tornar outra pessoa no seu próprio sonho. E, mesmo depois dessa viagem surreal, tudo (ou grande parte) é esquecido. Vivemos aproximadamente 1/3 da nossa vida sonhando, então até que ponto, nossos sonhos não são parte de nossa vida?

"All my life
Is changing every day
In every possible way
In all my dreams
It's never quite as it seems
Never quite as it seems"

(The Cranberries - Dreams)

O que me levou a escrever esse post foi por meus sonhos ultimamente terem me pertubado, muito mais do que jamais pertubaram. E, não são necessariamente pesadelos, mas envolvem elementos e pessoas da minha vida que me desagradam e que desejo superar. Eu li que quando se sonha frequentemente com alguma coisa é sinal de que há algum problema (ou situação) pendente que precisa ser resolvido. Prefiro pensar que tenho controle sobre o que tenho que fazer e não o meu subconsciente sádico. Sádico, sim, porque vejo coisas nos sonhos que me deixam completamente devastado depois, mas isso é irrelevante, já que são todos sonhos, ou não?

Definitivamente, os sonhos mais assustadores são aqueles que eu tenho noção de que estou sonhando, mas não consigo acordar. É sufocante, e normalmente, nesses não consigo ter muito controle das minhas ações. Tento correr, me esconder e continuo paralisado. E, quando acordo a sensação é de completa liberdade.


Sequência de "Quando fala o coração" (1945) de Alfred Hitchcock

Em compensação, há também aqueles sonhos maravilhosos em que tudo de mais incrível que podia acontecer com você se realiza. É mágico e a sensação é de que dura apenas segundos: uma sequência de imagens, de ações imaginadas, a pessoa ideal e depois acaba. Você poderia viver congelado naquele sonho pra sempre, é tudo o que sempre desejou. E acordar é a maior frustração que pode existir. Talvez por isso chamamos aquilo que mais desejamos de "sonho", não é porque o que sonhamos representa algo bom (geralmente é o contrário), mas é porque é algo que jamais vamos ter completamente e, se tivermos, será algo efêmero e finito que vai escapar de você logo em seguida. É como areia e névoa, você tenta, mas não consegue segurar.

O sonho ideal? ("Vanilla Sky" (2001) de Cameron Crowe)

Talvez seja melhor eu viver enquanto estou acordado. Senão, daqui a pouco, posso dormir para sempre.

- Watson

Nenhum comentário:

Postar um comentário